Tudo que você precisa para o seu evento num só lugar. Sejam bem vindos.

19 de abr. de 2011

Você pode ajudar

Matéria publicada hj (19/04), na revista Razão Social do Jornal O Globo
Mais uma vez a sustentabilidade nos chama a realidade
* 8 Rs
Você já pôs no lápis e no papel seus gastos com todas as festas durante o ano, inclusive a Páscoa, que se aproxima? Uma empresa de pesquisas chamada Wedding Report (já citei ela aqui em outra postagem) que faz pesquisas sobre matrimônios nos Estados Unidos, registrou que essa indústria das festas de casamentos custou cerca de US$ 60 bilhões aos bolsos dos consumidores em 2008. (também já havia citados isso!) Lá, cada cerimônia custa em média US$ 22 mil. Você faz essas contas? A idéia é buscar uma forma de organização para diminuir esses gastos. É possível. Basta pensar nos 8 Rs: Reduzir, Reciclar, Reutilizar, Respeitar, Refletir, Reparar, Responsabilizar-se e Retuitar informções.

* LIXO
Como armazenar e tirar o lixo de casa sem a ajuda daquelas sacolinhas plásticas que cada brasileiro consome, em média, 800 por ano, e que muitas vezes vão parar na garganta de tartarugas do mar? A sugestão é fazer uma sacola de papel de jornal (olha aí uma forma de reutilizá-lo!) e botar dentro de uma lixeira grande no qual vai se acumulando o lixo doméstico que vai sendo catado nos diversos lixinhos da casa. Estamos falando, claro, de lixo não orgânico. Quer uma dica para fazer esta sacolinha de papel? Vá até o blog deverdecasa.com e pesquise por saquinho de jornal. 

* CONSUMO
Compre apenas a quantidade de alimentos e bebidas que você estima que realmente será consumida. Prefira produtos cultivados na sua região, reduzindo assim o custo de transporte e o desperdício.

* PREÇOS
Uma pesquisa divulgada em fevereiro pela empresa eCMetrics dá conta de que 81% dos consumidores ouvidos (em capitais brasileiras) buscam fazer comparação de preços pela internet antes de comprar qualquer produto. As redes sociais são a ferramenta preferida. E você? Faz parte desse time?

* PET
Se possível, evite as garrafas plásticas. Se não for possível, separe tudo, mas tudo mesmo, para a reciclagem.

* ÁGUA
A Pegada Hídrica é uma ferramenta de gestão de recursos hídricos que indica o consumo de água doce com base em seus usos direto e indireto. O método permite que as iniciativas públicas e privadas, assim como a população em geral, entendam o quanto de água é necessário para a fabricação de produtos ao longo de toda cadeia produtiva. Desta forma, os segmentos da sociedade podem quantificar a sua contribuição para os conflitos de uso da água e degradação ambiental nas bacias hidrográficas em todo o mundo. O manual técnico de Pegada Hídrica está disponível para download em www.waterfootprint.org .

* GELINHO
Tire umtempo do seu dia para ver se a sua geladeira está fechando corretamento: Se ela não estiver bem vedada, o frio sai ou o calor entra e ela precisará trabalhar em dobro por causa disso.

VOCÊ SABIA QUE...
O circuito Stand by dos aparelhos eletrônicos, que mantém uma luz acesa na frente do painel, é um grande consumidor de energia? Chega a responder por 25% do consumo desses equipamentos. (FONTE: INSTITUTO AKATU/  AKATU.ORG.BR)

Por hj é só pessoal, até mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queremos saber o que você acha